O encontro foi organizado pelo Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude do Rio de Janeiro

Na última quarta-feira (11), no Royal Sport Clube, foi realizada a 2ª Conferência Municipal da Juventude do município de Barra do Piraí. O encontro aconteceu através de uma parceria entre a vereadora Kátia Miki (Cidadania) e o Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, representado por sua presidente, Larissa Garcez. 

“Barra do Piraí não tem um órgão municipal que represente , discuta diretamente e construa políticas públicas para a juventude. Por isso, procurei a Larissa e solicitei que o Forjuve/RJ realizasse uma Conferência Municipal para que possamos escutar os nossos  jovens, entender seus anseios e usar o nosso mandato na Câmara Municipal para solicitar ao prefeito a construção de programas e ações específicas”, explicou a vereadora. 

Os principais temas abordados na Conferência, foram divididos em três eixos. Dentre os principais temas discutidos, destacou-se a criação de uma coordenadoria municipal de Juventude, a construção de  projetos culturais de incentivo à brincadeiras nos bairros e projetos educacionais abordando a liberdade de expressão, educação sexual, combate ao racismoe  e inclusão e a expansão de cursos profissionalizantes e ampliação de programas de saúde mental, com acesso a terapia nas escolas. 

Para Larissa, as Conferências são um espaço de participação e protagonismo dos jovens. 

“Além de um espaço de participação e protagonismo dos jovens barrenses, podemos ver falas firmes do que eles querem enquanto desenvolvimento da cidade. Testemunhamos propostas concretas e uma percepção sensível de jovens de muitas comunidades pontuando a felicidade de serem ouvidos pela primeira vez. Barra do Pirai foi o segundo município do médio Paraíba a realizar conferências e deu um verdadeiro show de mobilização e organização com mais de 135 inscritos, elegendo 02 delegados para representar a cidade na 4ª Conferência Estadual da Juventude que ocorrerá no final do mês de outubro na capital”. 

Participaram do encontro, os vereadores Kátia Miki, Paulinho do Royal, Paulista dos Pets e Pedrinho ADL, o Secretário Municipal de Educação, Wanderson Lemos, o representante da OAB Jovem de Barra do Pirai, Gabriel Floriana, a representante do CMDCA, Liege Ferrari, a representante da UBES, Alexssia Réis, a representante do DCE/UGB, Larissa Goulart, a presidente do Forjuve/RJ, Larissa Garcez e Thaís Nascimento, especialista em Políticas Públicas para a Juventude, representando a secretaria estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *