A mudança de nomenclatura do Partido Popular Socialista (PPS) para Cidadania resultou em várias conquistas. Uma delas ocorreu, a partir do 1º Congresso Nacional de Mulheres do Cidadania/M23, em 02 e 03 de agosto de 2019, através da Resolução 001/2019, quando foi deliberada a criação das Secretarias de Mulheres do partido Cidadania – M23. Esse documento previa a criação da Secretaria Executiva Nacional e, posteriormente, das Secretarias Estaduais e Municipais.
A expectativa era, diante da falta de espaço igualitário para discussão e deliberação no partido, minimizar o descontentamento das mulheres que se sentiam desprestigiadas nos espaços de poder e na formulação de políticas públicas, lutando para serem protagonistas das mudanças sociais.
A implantação e a implementação das M23s, obviamente, foram afetadas, de forma direta no período pandêmico – 2020/2022 – que atingiu o Brasil e o mundo comprometendo quaisquer iniciativas que resultassem na mobilização de grupos.
Em 2023, o período pós-pandêmico permite a (re)organização das M23s e. em muito, indica/demonstra o objetivo principal do Partido Cidadania em garantir o fortalecimento e participação das mulheres nos mais diferentes órgãos/instituições formuladores de ações voltadas para questões de gênero, de crença, de etnia e tantos outros que possam afetar o direito de cada cidadão(ã). Por isso, afirmamos:
“ O LUGAR DA MULHER É NA POLÍTICA E ONDE ELA QUISER.”
Todos os direitos reservados © 2023 Cidadania23 – Rio de Janeiro