Parlamentar ocupou a presidência da Câmara nos últimos quatro anos

Em Macaé, no Norte Fluminense, um nome desponta como liderança estadual. Cesinha foi empossado para o quarto mandato na Câmara de Macaé, após ter recebido a maior votação do Cidadania em todo o país. Tendo como principais bandeiras a inclusão das pessoas com deficiência (PcD), a sustentabilidade e a geração de empregos, ele foi a escolha de 5.476 eleitores em outubro passado.

“Essa foi a segunda eleição seguida que fui o mais votado. Acima de tudo, agradeço a Deus pela vitória e a todos os macaenses que confiaram em mim para seguir como representante no Legislativo. O tempo de comemorar foi muito curto porque espero retribuir esse feito com muito trabalho”, disse Cesinha.

Com perfil de gestor e experiência na iniciativa privada, o vereador deixou um importante legado como presidente da Câmara nos últimos quatro anos. Neste período, o Legislativo macaense passou a ser um dos mais transparentes do Rio de Janeiro, com base no Tribunal de Contas (TCE-RJ) e em estudos acadêmicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e do Instituto Federal Fluminense (IFF-Campos).

Além de ampliar a transparência, Cesinha conseguiu implementar o sistema de energia fotovoltaica, gerando economia na conta de luz e diminuição de gases poluentes. Desde a implantação, em 2022, o impacto positivo equivale a mais de 10 mil árvores plantadas. Com essa conquista, a Câmara passou a ser pioneira em energia limpa.

Cesinha ainda realizou os primeiros concursos para estágio remunerado, resultando em oportunidades para os jovens em formação acadêmica. Para ampliar a participação popular, houve a retomada da Câmara Itinerante nos bairros e distritos, além da implementação da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões e audiências públicas. A Câmara também foi destaque com a criação da Procuradoria da Mulher e da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência.

“Outro feito que me orgulha é a revitalização do Centro Cultural do Legislativo. A antiga sede da Câmara foi restaurada e abriu as portas com uma bela exposição sobre a história política local, que foi vista por milhares de pessoas. Olhamos para o futuro, mas sem esquecer o nosso passado”, acrescentou.

Atualmente, Cesinha ocupa o posto de 2º vice-presidente. “Estou ainda mais motivado. Em poucos anos, superamos uma crise econômica e uma pandemia que nos trouxe perdas irreparáveis. Em parceria com o Executivo, Macaé voltou a crescer e ser a potência econômica que tanto almejamos. Agora, chegou o momento de garantir que o desenvolvimento chegue em todas as partes da cidade.”

Próximos passos

Cesinha ingressou no Cidadania em 2024, convidado pelo presidente nacional da sigla, Comte Bittencourt, e pelo prefeito reeleito de Macaé, Welberth Rezende, que é o presidente estadual do partido. “Estou em um grupo comprometido de verdade com as pessoas. Crescemos nas urnas e chegou a hora de avançarmos ainda mais. Estou à disposição para contribuir e consolidar o Cidadania no estado”, afirmou.